Todo e qualquer jovem que se preze, ao terminar os estudos de nível médio se depara com: O que vou fazer agora? Claro que, aqueles que já trabalhavam, antes mesmo de terminar os estudos, já tem uma noção do que fazer, inclusive em relação à faculdade. Mas sempre têm os jovens ‘perdidaços’ que não sabem se vão ou se ficam. Eu sou uma que, por mais que tenha começado a faculdade, sinto estar atrasada em algo: trabalho. Esse bicho de sete cabeças que tende a embaralhar a mente de qualquer jovem indeciso, permeia instantaneamente o intelecto, gerando autocobrança e ansiedade. Afinal, qual será o meu destino? Será que estou fazendo o certo? Será que serei feliz na escolha de trabalho que eu fizer? Várias pessoas já me disseram: ‘Agarre todas as oportunidades que vierem no seu caminho’, e vieram inúmeras oportunidades. Mas a Dona Érika, manhosa que só, e já com tino para Filosofia, analisava todas as propostas pensando no futuro. E, acreditem, nenhuma delas me via feliz, motivada. Por muitas vezes, me vi como um monstro, pois pensava que era preguiça, que era má vontade e, principalmente, gostar da zona de conforto. As vezes, esse monstrinho volta a me atormentar, e dependendo do grau de ansiedade que eu esteja, fico com pensamento insistente. Mas, vendo por outro lado, observei que, ao receber a proposta de escrever para o Portal AHora, minha motivação reascendeu. Afinal, adoro escrever, e meu sonho de criança é escrever um livro. E vejam só, já está sendo produzido.
Analisando este insight, percebi algumas coisas em relação à escolhas:

• Agir no desespero acaba nos cegando ao que queremos. Quando você está desesperado para encontrar trabalho, você aceita o primeiro que vier, algo que tira sua energia, seu tempo e sua vitalidade, em troca de um salário – às vezes gordo, às vezes magro. E você, acaba sendo desmotivado pela rotina. Se a pessoa sente prazer em fazer determinada tarefa, em se sentir realizado com o que faz, a rotina é maravilhosa. Mas, para quem sabe que poderia ser melhor, que sente que aquele determinado local não lhe é saudável, o mundo inteiro pode falar que é bom, mas internamente, você se desgasta. E isso, pode levar à depressão, ansiedade, vícios…
• Dedicação é o resultado das escolhas certas que fazemos. A vontade de fazer melhor o seu trabalho deriva da satisfação de fazer algo de bom para a sociedade – seja ela: limpar a calçada, servir de ouvinte para o desabafo das pessoas, e até mesmo efetuar a venda de um produto que você sabe que vai mudar a vida do comprador.
• s positivos. Quanto maior for sua dedicação, maiores serão os elogios do
seu trabalho, juntamente uma bonificação – aumento de salário, férias estendidas ou
um extra que você não esperava.

As escolhas que fazemos durante a vida são extremamente importantes para nossa satisfação pessoal. Na juventude, temos maior facilidade de desapegar de algo que nos prejudique. Por esse motivo, essa fase é tão importante, pois disponibiliza o poder de escolher o que se quer para a vida. Quando as fazemos a curto prazo, muitas vezes nos arrependemos. Mesmo que estejamos preparados para exercer uma função, nem sempre é aquilo que queremos para nossa vida. Pode-se observar como alguns adultos são inconstantes, mudando de emprego e área de trabalho frequentemente. A partir do momento que a pessoa só foca em ganhar dinheiro, não delimita seus limites de cansaço físico e psíquico, o que pode ser prejudicial para a saúde mental. Mas, ao parar para refletir, no período ocioso, e reconhecer quem se é, delimitar seus limites e analisar qual área de trabalho quer ser inserido, possivelmente a vida te abrirá várias portas para a felicidade.
Para aqueles que estão indecisos ou insatisfeitos com seu trabalho, que tal analisar minuciosamente o que você é e o que te deixa feliz? Converse com os amigos sobre, faça uma lista das áreas que você gostaria de se encaixar, recomece se necessário. Para os jovens que concluíram o Ensino Médio, sem saber a faculdade que querem fazer e onde querem se encaixar no mercado de trabalho, relaxem! Curtam as férias e descansem o intelecto. Somente a partir desta ação, podemos realizar nossos verdadeiros sonhos com mais tranquilidade. Não se esqueçam que o ano do brasileiro começa depois do Carnaval! Vamos fazer com que este ano seja mais leve mental, espiritual e fisicamente!
Desejo a todos os leitores um excelente, magnífico,
próspero, saudável, explosivo, intelectual,
divertido e maravilhoso 2023!
Sobre a Colunista

Sou Érika dos Reis Bernardes, – oiii – tenho 21 anos e sou uma “fisólofa” – isso mesmo que você leu, não é erro de digitação. Já que não tenho estudo acadêmico a ponto de filosofar como Platão, Aristóteles, entre outros filósofos, prefiro me enquadrar no senso comum de pessoas que dão pitaco em tudo.
Uma ‘jovem adolescente’ que ama estudar seu próprio comportamento e que tem prazer em filosofar sobre a vida. ei boa parte dos meus 21 pensando e aprendendo, principalmente no período em que lutava para me recuperar de um AVC ocorrido, em 2012, assim que cheguei a Imbituba, na escola. Que me acarretou em graves limitações físicas. Tive complicações como hidrocefalia e durante anos precisei reaprender a andar e a falar.
Nas colunas abordo assuntos que mexem com a cabeça de qualquer adulto: A MENTE DE UM ADOLESCENTE E DO JOVEM. Nestes textos que escrevo semanalmente, trago a verdade nua e crua de um adolescente, mas de uma forma mais poética e dramática, típica do universo Teen. Mostro também minha visão de mundo, em relação a questões sócio culturais que nos atingem. Sem defender os jovens, mas também sem ar a mão na cabeça dos adultos.
Sim! Sou uma guria que recém saiu das fraldas que quer dar uma de “sabe tudo” no Portal! Talvez? Quem sabe? Quem sou? Pra onde vou? Quem fui?
À Flor da Pele é, com toda certeza, o sinônimo de adolescência e juventude. Hormônios, vida, arte, drama, rock’n’roll, sexo, teorias, ideologias que explodem na mente e no corpo dos jovens. Como saber lidar com tudo isso? Mostro o quão neutros precisam ser os pais nessa fase. E o quão conhecedores de si mesmos, os jovens precisam ser para ar por essa incrível saga.