A microrregião da Amurel está prestes a ganhar um novo atrativo para os amantes do surfe de ondas grandes. A Rota do Big Surf, iniciativa que une os municípios de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna e Tubarão, foi discutida em uma reunião promovida pela Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), nesta sexta-feira (28). O encontro contou com a presença de prefeitos, secretários de turismo, representantes do Sebrae, da Big Wave Brasil (BWB) e de entidades do setor, todos empenhados em consolidar a região como um dos principais polos do surfe no Brasil.
Imbituba e Garopaba: pilares da Rota do Big Surf
Dentre os municípios envolvidos, Imbituba e Garopaba se destacam pela estrutura e qualidade de suas ondas. Imbituba tem na Praia da Vila um dos principais picos de ondas grandes do Brasil e está prestes a receber novamente uma etapa do Mundial de Surfe (WSL). Representando o município no evento, estiveram presentes o prefeito Michell Nunes, o presidente da Associação de Surf de Imbituba (ASI), Henrique Bittencourt de Bona Neto, e o vice-presidente da entidade, Jaison Pacheco Francisco.
O prefeito de Imbituba reforçou a importância da cidade para o projeto e a expectativa com os novos eventos. “O surfe é uma marca registrada de Imbituba e movimenta nossa economia o ano todo. Queremos deixar a cidade à disposição da Rota do Big Surf. Já iremos receber em setembro uma etapa do Mundial de Surfe (WSL) e estamos muito felizes e empenhados em oferecer o melhor para atletas e turistas. Participar dessa articulação regional é uma forma de impulsionar ainda mais o setor”, afirmou Michell Nunes.
Conhecida como a “Capital Catarinense do Surfe”,Garopaba, por sua vez, tem reconhecimento internacional com a Praia do Silveira, que em dias de ressaca apresenta ondas de até 5 metros de altura. Além das condições naturais, a cidade também se destaca por sua hospitalidade e pela infraestrutura voltada ao turismo do surfe, como o Surfland Brasil, primeiro clube e resort em multipropriedade do país, equipado com uma piscina de ondas Wavegarden.
Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Desenvolvimento de Garopaba, Sérgio Lima, a Rota do Big Surf é um o fundamental para alavancar ainda mais o turismo local. “A Rota do Big Surf coloca nossa região no mapa do surfe mundial e impulsiona a economia local. Isso gera mais empregos e atrai turistas de todos os cantos do planeta. Estamos trabalhando em parceria para oferecer uma infraestrutura de qualidade e garantir que os surfistas encontrem aqui o que há de melhor em termos de ondas e hospitalidade”, destacou.
Estrutura e investimentos
A Rota do Big Surf visa conectar os cinco municípios através do turismo esportivo, aproveitando as condições privilegiadas para o surfe e o crescimento do setor na região. A parceria com o Sebrae e a Big Wave Brasil (BWB) pretende impulsionar a estruturação da rota, com investimentos em eventos esportivos, capacitação de empreendedores locais e estratégias de marketing para ampliar a visibilidade da região.
Além dos aspectos turísticos, também foram discutidas políticas públicas para incentivar o esporte e fortalecer a economia local. Com atletas da região se destacando em competições nacionais e internacionais, a expectativa é que a Rota do Big Surf posicione ainda mais Imbituba, Garopaba e demais municípios como destinos de referência para o surfe mundial.
Com um planejamento estratégico e o envolvimento dos principais atores do setor, a Rota do Big Surf surge como uma grande promessa para o turismo esportivo em Santa Catarina, oferecendo experiências únicas para surfistas e visitantes apaixonados pelo mar.
